TARRAFAS- CE

TARRAFAS- CE
Nosso coração está onde estão nossos amores! Família Amor da minha vida.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ANTONIA OSCARINA ALCANTARA - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -

Síntese

No contexto, social, econômico e ambiental é comum ouvirmos falar no termo desenvolvimento sustentável,hoje em palestras, oficinas e nas grades curriculares nacional brasileira já é constitucional a educação ambiental, isso acontece pelos grandes problemas que a humanidade vive nos aspectos ambientais, com isso surge o termo desenvolvimento sustentável, que é um estudo de produzir um desenvolvimento de qualidade de vida a população sem provocar a natureza sua destruição, vale ressaltar que esses discursos e debates sobre desenvolvimento sustentável que hoje prega-se  no contexto das problemáticas ambientais já vem sendo pesquisado a muitos anos por ambientalistas.
                  Alguns pesquisadores, como Leff há mais de 10 (Dez) anos atrás já expôs sua preocupação com os aspectos ambientais, o desenvolvimento global e o meio. Antes nos anos 60 e 70 depois da Conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano já pensaram- se no meio ambiente discutindo a degradação ambiental no meio civil e moderno.
      Discursos positivos aconteceram no percurso da história sobre as causas ambientais, a criação do Clube de Roma, formado por 30 pesquisadores de diversas funções distintas, de 10 países diferentes, de culturas diferentes debateram a crise e o futuro da sociedade.
Muitas Conferências Mundiais e a Construção da agenda 21, contribuíram para uma visão do desenvolvimento sustentável. As empresas devem cumprir ações que diminua as degradações provocadas por elas a natureza.
Desenvolvimento sustentável é todo e qualquer projeto local, nacional ou mundial que garanta ao meio uma ação correta, viável, socialmente justa e culturalmente aceito. Todo projeto tem que ser planejado e avaliado no contexto social, econômico, ambiental e cultural. Se um projeto conter as quatro dimensões  essenciais como: ser ecologicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito  sem dúvida construirá o desenvolvimento sustentável.
Os projetos precisam sensibilizar a conscientização interna da ceda ser, se não houver o desenvolvimento sustentável não haverá desenvolvimento econômico,será apenas um crescimento de capital onde inúmeros são desfavorecido e poucos são beneficiados, pois o capitalismo não leva em consideração os aspectos sociais e igualitários de um povo.
Pensar em sustentabilidade e responsabilidade com a vida e com o meio , não é apenas uma compreensão dos problemas ambientais, mas de fato vivenciar tentando amenizar pela  prática a crise de percepção fragmentada dos problemas ambientais  em achar que só algumas ciências são responsáveis por estes problemas, quando na realidade percebe-se que os problemas ambientais é uma preocupação hoje de todas as ciências.
Conclui-se que desenvolvimento sustentável não pode ser analisado por medidas fragmentadas, que contribuem para degradação, desigualdade, enfraquecimento social e cultural, mas trabalhar o desenvolvimento sustentável no universo da vida, considerando-o em todas as ciências, em todos os aspectos ambientais, econômicos sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário