TARRAFAS- CE

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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A EDUCAÇÃO NO MUNIcIPIO DE TARRAFAS - CE / BRASIL: Uma Analise do Desenvolvimento Educacional na Última Década- 2001 a 2010.



 
FACULDADE SAN CARLOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO






ANTONIA OSCARINA ALCANTARA







A EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE TARRAFAS - CE / BRASIL:
Uma Analise do Desenvolvimento Educacional na Última Década- 2001 a 2010.







-2010-



 







Uma Analise do Desenvolvimento Educacional na Última Década- 2001 a 2010.





Projeto de pesquisa para requisito de construção da dissertação final de conclusão do mestrado em Ciências da Educação, apresentado ao Professor Dr. ____________________________, ministrado pela universidade faculdade de San Carlos – USCAR- Del Leste – PRY, em cumprimento ás exigências para aprovação do projeto para a dissertação.

 Prof. Dr. ________________________





DEL LESTE - PRY
-2010-


 



 

  1. INDRODUÇÃO

O Município de Tarrafas Estado do Ceará Brasil, no decorrer dos últimos dez anos têm conseguido se destacar no universo educacional a nível estadual e nacional com melhoramento dos seus indicies educacional. Tarrafas no decorrer de seus 23 (vinte e três) anos de histórias já viveu muitos altos e baixos na história da Educação produzida por ela e por seus administradores. A realidade deste município é praticamente a mesma dos restante dos municípios da região do Cariri – Ce/ Nordeste/ Brasil, Onde a maioria das famílias são de baixa renda e sobrevivem da agricultura familiar e dos serviços públicos que são escassos ao número populacional. A educação neste Município se dá de forma gratuita, porém sem tanta qualidade porque ainda o sistema educacional público sofre a falta de investimento, ou de aplicação, porém, não há neste município alunos que ficam em filas de espera para conseguirem o que é dever do estado: promover a educação básica para todos. As escolas oferecem vagas a todos quantos procuram a rede municipal de ensino e acolhe de forma igualitária para todos.
Contudo queremos aqui apresentar um trabalho voltado para uma pesquisa limitada às políticas publicas municipais e seu desenvolvimento no decorrer da ultima década, analisando seus acréscimos educacionais, suas deficiências, dificuldades, problemáticas e como se dar todo o processo da educação neste município, de forma científica, com dados específicos e concretos da realidade de Tarrafas.
Este trabalho propõe fazer uma reflexão sobre as políticas publicas municipais, seu crescimento e decadência; uma analise da atuação dos governos municipais em sua história e como se mostram voltados para a educação básica, sabendo que o governo não cumpre de fato, com todas as suas obrigações de estado, se seus governantes não se voltarem a Gestão da Educação Básica, como principio para o desenvolvimento do seu município. Enquanto não colocarem a educação básica de qualidade como prioridade nos seus governos a sociedade não será construída de forma democrática e nem construiremos cidadãos críticos e nem sociedade justa.
A Constituição Federal garante que educação é direito de todos e dever do estado, porém esta obrigatoriedade é vista muitas vezes apenas na idéia de oferecer a educação, mas esta educação garantida na constituição tem que acontecer com qualidade no campo de expansão do ensino básico, é necessário uma reforma nas gestões para que a qualidade do ensino básico venha mais rapidamente alcançar os alunos e prepará-los de fato para a sociedade, porque na sua grande maioria tem concluído o ensino básico e não estão aptos a ingressarem numa universidade pelas defasagens de ensino.
            Diante dessa realidade do acesso a escola de educação básica de qualidade ter sido limitada por alguns anos, os alunos sentem na própria pele os seus sonhos sendo frustrados, seus desejos de concluir um ensino superior sendo desfeito pelas muitas carências e por não estarem de fato preparados para os vestibulares da vida. Contudo mesmo com tantos problemas e em sabermos que um sistema educacional não se muda emprazo curto de tempo, analisaremos a educação básica de Tarrafas nos últimos 10 anos para comprovarmos que a educação básica sofreu grandes mudanças e que de fato em meio as suas limitações tem tido um progresso satisfatório. Apresentaremos de forma concreta em cima de dados estatísticos nossas colocações e argumentos a fim de sermos bem claros a nossa realidade e alcançar a compreensão dos leitores.
            Esta pesquisa parte da necessidade da gestão municipal da educação de averiguar os dados e seus indicadores na ultima década afim de ver os piores problemas e ter o desejo de buscar soluções e ver na história o que mais prejudicou a educação do município para evitar erros futuros e buscar novos investimentos e aplicabilidade dos recursos educacionais para a educação básica.
Propomos-nos neste trabalho de pesquisa a fidelidade aos dados e identificarmos os principais problemas educacional no município e posteriormente concluiremos nossa pesquisa com um trabalho final mostrando no seu desenvolvimento as possíveis soluções dos problemas detectados para que a construção da educação básica aconteça de forma eficácia na gestão atual.
Após fazermos a colheita de levantamento de dados, iremos analisar cuidadosamente o desenvolvimento das estatísticas e evoluções como também as decadências educacional, para em fim, após grande reflexão, produzirmos o texto final. O resultado será um diagnóstico geral do municípios em relação a educação básica que servirá como documento para todo o poder publico e sociedade civil analisar e comprovar o que de fato tem acontecido na educação básica de Tarrafas .
Nossa insistência nesta pesquisa também será de grande importância para mostrarmos a realidade de um Município de porte pequeno, em uma região escassa a nível brasileiro, mas com uma realidade educacional básica que difere das visões a esta colocada, poder em fim, mostrar aos nosso colegas do  (MERCORSUR) em especial os paraguaias e brasileiros que o desenvolvimento educacional pode acontece em terras escassas , de grandes secas, distantes e que por sua vez a educação cumpri com seu o papel de educação para a vida.
E evidente que muitos pesquisadores já se deterem nesta linha de pesquisa, para estudar a realidade local de um município, nós somos apenas mais um grupo que pretendemos levar a sociedade a nossa linha de pesquisa, nossas reflexões da educação básica local. Então percebemos que este estudo vai muito alem de experiências já vividas ele propõem estimular outras pessoas a pesquisarem também sobre nossa educação.
É cada vez mais evidente que a preparação de cidadãos competente para atuar de forma crítica e responsável na construção de uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida exige um perfil de qualificação em que o desenvolvimento das inteligências cognitivas, emocionais e efetivas será definitiva na formação da criança e jovem para sua plana inserção social e no mundo do trabalho. É preciso, portanto, assegurar - lhes uma formação ética e solidária. É preciso ainda desenvolver sua capacidade de desenvolver problemas, selecionar a processar informações com autonomia e raciocínio crítico. É preciso dar-lhes condições de utilizar os conhecimentos adquiridos para que tenhas novas oportunidades num mundo cada vez mais complexo e competitivo. (Castro, 1985, p.5)


O objetivo alvo é problematizar, o que antes já foi explanado numa visão inovadora, um estudo reflexivo e baseado nas carências não pretendemos julgar, subjugar ou atribuir juiz de valor a nenhuma estatística detectada, nem enaltecer nenhum tipo de governo municipal, apenas fielmente trazer uma reflexão sobre a realidade da educação básica deste município.








  1. OBJETIVOS



            Objetivo Geral
Analisar os dados estatísticos da Educação Básica do município de Tarrafas – Ce nos últimos dez anos fazendo uma reflexão de seu processo educativo: desenvolvimento e decadências buscando melhorar a prática educativa na gestão atual.


             Objetivos Específicos

* Analisar a história da educação básica de ensino em Tarrafas
* Mostrar o desenvolvimento e decadências educacional na ultima década.
* Detectar as possíveis causa de fracassos e sucessos educacionais deste município.
* Apresentar através de gráficos o desenvolvimento nas modalidades de ensino educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.
* Despertar nos gestores municipais o anseio por mais investimento e trabalho na educação básica.




  1. JUSTIFICATIVA

Podemos compreender que cada cidade desde as menores as grandes metrópoles são responsáveis pela a educação do seu povo. E que a educação é vista em uma amplitude total porque tudo se dar por meio dela, e as construções de ideologias, culturas, pensamentos desenvolvimento se dar de fato através da educação quer seja ela familiar (conhecimento popular internos de valores, crenças, religioso,... etc.), ou escolar - social (conhecimento cientifica sistematizado organizado, processual, filosófico, ideológico). Tudo no meio social e familiar se dá através do processo de conhecimento que adquirido na vida, na qual já foi definido de processo educacional. E é do sistema que facilita essa educação que discorreremos neste texto.
A história educacional básica deste município foi construída em muitas limitações e dificuldades, pois ainda é um jovem município e enfrenta grandes problemas geográficos, pois esta localizado ao sul do Ceará e sua extensão territorial de 454,39 Km², tendo pouco menos de 2 km² na zona urbana e todo o restante da área é na zona rural e de difícil acesso pois em 90% é estradas carroçais dificultando a acessibilidades as localidades escolares.
            Mais mesmo diante desses problemas o município desenvolveu acompanhamento pedagógico nas unidades escolares, forneceu formações aos professores e colaborou com as aplicações das avaliações externas, produzindo sua própria avaliação interna. E ao detectar os problemas existentes de cunho pedagógico e de gestão foi solucionando para a melhoria da educação, abrindo novas unidades escolares no decorrer dos dez anos nas localidades de mais difícil acesso para garantir a educação básica a todas as crianças, e melhorando os níveis de aprendizagem dessas crianças. As experiências das escolas públicas da rede municipal de ensino mostrará resultados satisfatórios quanto a aprendizagem dos alunos, como também as dificuldades que interfere no processo de aprendizagem dos alunos e nos norteará para um reflexão para novas experiências.

















  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Brasil no percurso de sua história conseguiu amontoar uma divida educacional muito grande com sua sociedade, pois até os anos 60 era muito precária a educação e limitada à classe média alta. Com o passar dos anos os governos se preocuparam com a realidade de um país analfabeto e começam a investir mais em educação. O Município de Tarrafas – Ce foi emancipado na década de 80, onde a educação no Brasil vivia um processo considerável em sua história e que muitos da classe pobre, já tinha o direito a educação, pois a Constituição criada em 1988, um ano após a emancipação de Tarrafas veio garantir a educação como direto de todos e um dever do estado. E a escola pública começou a ganhar seu espaço.
Uma importante ênfase nesta discussão é o fato da educação ser entendida como um direito e não como uma mercadoria, ou como um serviço. Esse é um dos princípios básicos comuns da defesa da escola pública, essa escola que, cada vez mais, se torna pública quanto ao acesso e que, para garantir uma permanência do aluno com qualidade exige um espaço bonito, afetivo e carinhoso, o que de fato as falta.
O processo educacional acontece de forma lenta e no município de Tarrafas até a efetivação de sua primeira escola pública, percorreu um processo escolar construído de baixos de árvores, onde as crianças levavam de suas próprias casa a cadeira, os pais compravam os matérias escolares, pagavam professores ou os filhos estudavam com professores voluntários e era considerável o numero de crianças que não freqüentavam a escola pela a falta de oportunidade, dessa realidade é que nos faz hoje ter uma sociedade com tantos homens e mulheres idosos analfabetos.
Mas como sabemos que mesmo estando na Lei como dever do estado promover e oferecer a educação para todos, apresentamos algumas falhas do estado e os municípios do interior do Ceará, região Nordeste do Brasil, não ofereceram por certo tempo de fato à educação para seu povo, tornando a sociedade privada que um direito que estava garantido.
Nos últimos dez anos o município de Tarrafas vive um desenvolvimento considerado na garantia da educação a sua sociedade, e tem feito uma reorientação curricular no município que influencia as experiências, fazendo uma investigação da realidade local, garantindo a identidade própria do educador, motivando a buscarem sua formação, levando - o a aceitar o conhecimento social dos alunos para a aprendizagem na escola publica, trabalhar a afetividade, e construir uma relação agradável de educador - educando na escola pública e diante de todas essas experiências elevar os seus índices educacionais.
“investigação da realidade local como força presente e necessária à construção desse novo currículo para a escola. A presença das relações sociais na vida da escola, como objeto de reflexão e conhecimento, levará a mudanças, num primeiro instante,na realidade local da própria escola e, num momento posterior num contexto mais amplo. Politicamente esta postura possibilitará a organização dos educadores em um todo coletivo. Coletivo este que não anula cada individuo, mas que o reconhece  como produtor critico de conhecimento e não o concebe mais como um sujeito isolado, mas como alguém que junto com o outro constrói uma nova pratica. Essa nova prática levará a escola a rever  sua estrutura criando novos espaços, eventos e instancias de decisão atenuando a força que a estrutura burocrática hoje assume, muitas vezes impedindo a viabilização de novas propostas. (In: Paulo Roberto Padilha, 1990:10-2).

Muito contribuiu a reorganização no sistema educacional municipal, pois de fato essa experiência fortaleceu a educação e criou novos métodos, como projetos interdisciplinares, criando uma integração com as disciplinas de forma sistemática e deixando a realidade e a cultura dos alunos como base e que estas se evoluíssem no contexto em sala de aula.

4.1. AS POLITICAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DA GARANTIA, ACESSO E PERMANENCIA DO ALUNO NA ESCOLA.
            Existem dois tipos de instituições que relataremos aqui para esta discussão: a instituição publica e a privada, que se faz pertinente ver a diferença entre essas.  As instituições públicas podem ser classificadas em instituições federais, estaduais ou municipais, dependendo de qual ela esteja vinculada, neste estudo nos deteremos a esfera municipal, que de certa forma esta ligada a esfera estadual que por sua vez se interliga com a esfera nacional.  Mais como no município de Tarrafas - Ce não tem escolas privadas que as definem como comunitárias, confessionais, filantrópicas e particulares com fins lucrativos em nível de educação básica, nos limitaremos as escolas públicas existentes neste Município.
Observando a administração dos governantes, seus discursos a respeito de educação e suas políticas públicas, percebemos que há algo de errado, pois o discurso sobre educação há anos tem sido belos em papeis, em plenárias, nos palanques, porém pouco se faz ainda para oferecer a educação de qualidade que sociedade deseja.   Educação liberta a sociedade e por muito tempo neste município não havia investimento em educação e a sociedade não cobrava porque quando nela falta educação, falta conhecimento e a mente da sociedade fica presa a u universo pequeno e obscuro.
A educação será libertadora na medida em que adopte a reflexão e accção consciente e criativa das classes oprimidas a cerca de seu próprio processo de libertação. Para assumir sua hegemonia o povo precisa de uma educação de qualidade. Precisa das ferramentas, da apropriação do conhecimento, de métodos e técnicas  cujo o acesso hoje esta limitado a uma minoria privilegiada. Isto implica a própria sistemática e crítica da leitura, escrita e matemática, e dos princípios científicos e técnicos. Mais ainda, implica a apropriação de métodos de aquisição, produção e disseminação da aprendizagem: pesquisa, discussão, argumentação, uso dos mais diversos métodos de expressão, comunicação e arte. (TORRES, Carlos Alberto, 2002, pg.81).
            Notório é, por esta citação que a educação de qualidade liberta um povo, mais como pode ser um povo libertado quando lhe falta a educação?, o povo de Tarrafas ficou privado dessa libertação por alguns anos porque lhes faltavam a educação libertadora que cria cidadãos críticos e conhecedores dos seus direitos e deveres. Sabemos que esta prisão educacional não foi só culpa de governantes, mas o próprio sistema educacional levou a sociedade a esse sistema de prisão mental. Contudo, já vivemos dias de libertação. O sistema educacional tem dado a sociedade a oportunidade da pensar, discutir, expor idéias e contribuir para o progresso e desenvolvimento da sociedade.
                        O governo municipal tem elaborado uma política pública que vem concertar parte dos equívocos e erros cometidos com a população, colocando o ensino básico como prioridade no município, pois é ela que te mostrado bons resultados no decorrer desta década, tem dado autonomia  “em partes” a equipe educacional e tem também priorizando as potencialidades dos alunos e tentado estimulá-los e prepará-los para uma universidade.
            Se o município sempre tivesse optado pela a educação de qualidade e tivesse estabelecido desde a sua emancipação padrões de qualidade e excelência na educação básica a partir das escolas públicas, teria cumprido de fato o que esta na Constituição.

4.2 AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DOS ALUNOS E O ENSINO BÁSICO OFERECIDO NOS DIAS ATUAIS.
            A realidade econômica deste município na difere das outras realidades na Região Nordeste do Brasil, muito já se sabe que esta região é agredida pela seca, e ela traz com sigo muitos problemas norteadores que agride a população economicamente. As famílias em grande maioria são pobres e extremamente pobres, e a má distribuição de renda que acontece em uma disparidade cruel no país, afeta as localidades menores, vejamos:
A distribuição irregular das riquezas no Brasil é histórica e ainda pode estar longe de um final feliz, apesar de estudos recentes apontarem um discreto avanço na redução da desigualdade nos últimos anos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no último dia 14 pelo IBGE, mostra que o índice Gini caiu de 0,58, em 1996, para 0,54, em 2006. “Mas ainda é insignificante perante a gravidade do problema”, (ALCEU, Luiz. P 3).
 Nossos alunos de escola pública são de condição econômica restritas, na grande maioria possuem renda per capta inferior a meio salário mínimo, (considerado pobres), e outra parte com renda per capta inferior a R$= 65, 00 reais (considerado extremamente pobre), segundo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome pela a Secretaria de Renda e Cidadania.
            O governo federal efetivou uma política emergencial chamada bolsa família em todo país para essas famílias consideradas pobre e extremamente pobres a fim de garantir a freqüência desses alunos nas escolas e de fato tem dado certo, mas essa política emergencial acompanha a freqüência dos alunos da educação básica no ensino fundamental e médio.  Já que o governo não garante de fato o acesso desses alunos no ensino superior.
             Numa visão lógica, nos dias atuais, esses alunos que são acompanhados no ensino fundamental e médio deixam totalmente de ser assistidos ao concluírem o ensino médio. Pois as universidades públicas são poucas e o número de alunos que concluem o ensino médio é muito grande.
            Existem ouros programas de cunho estadual como PAIC- Alfabetização na Idade Certa que vem para supri a defasagem de distorção  idade/séria foi aplicado no município desde 2007 e tem trago bons resultados para o município.
           

4.3 A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TARRAFAS - CE


            A educação infantil no município de Tarrafas tem acontecido de forma responsável, pois já foi universalizada a matricula de 04 a 06 anos e os projetos desenvolvidos com as crianças da zona rural e urbana já tem sido destaque para o Estado do Ceará, e a exemplo do País tem crescido de forma considerável nos últimos dez anos.
            As famílias têm visto a importância de colocarem as crianças desde cedo na escola, realmente confiando na escola como um ambiente de aprendizagem e não apenas como um espaço de “jogarem” seus filhos, mas de fato de ser trabalhado nas crianças a comunicação, coordenação motora, e o desenvolvimento psico - social.
            Pouco a pouco as famílias vem se conscientizando, no período de 2000 á 2004 a matricula das crianças de 0 a 3 anos foi de 13,2% e os de 4 a 6 anos de 19%, neste período foi necessário criar uma política para intervir neste processo porque ainda as famílias não confiavam na escola, uma vez que 69,3% das crianças de 0 a 3 anos e 49,8% das crianças de 4 a 6 anos permaneciam fora da creche e da pré-escola. Mas entre os anos de 2007 a 2010 o número de matricula aumentou e a política de universalização da matricula de 4 a 6 anos tem se concretizado neste município. Mas a luta é constante para conseguir a universalização das crianças de 0 a 3 anos, ainda existem muitas crianças neste faixa etária fora da creche porque as escolas não tem infra - estrutura adequada para receber e oferecer uma educação de qualidade a essas crianças de 0 a 3 anos. Não se pode fugir da responsabilidade  que é um direito assegurado a sociedade pela a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) que dispõe no art 11, parágrafo V e no art.30, “a educação infantil está organizada em dois níveis: creches, para crianças de 0 a 3 anos; e, pré-escola, para crianças de 4 a 6 anos de idade”.

4.4 O ENSINO FUNDAMENTL I E II NO MUNICIPIO DE TARRAFAS-CE


Assegurado legalmente pela Constituição Federal artigo 208, inciso I “ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurado, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria”. É notório que sendo o processo intermediário da educação básica, o ensino fundamental é a modalidade de ensino que a sociedade mais tem acesso. Mas ainda se faz necessário o que a lei também a assegura: CF, artigo 208 Inciso VII “atendimento ao educando no ensino fundamental através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde”. A educação ela tem eu esta acessível a população de com qualidade e é o que ainda falta na nossa educação.
             Mesmo diante dessas faltas (recursos escassos para ampliação e reformas de escolas, compra de materiais didáticos individual para todos os alunos da rede municipal de ensino, bibliotecas nas escolas com bons acervos de livros literários, poesias crônicas romances, novelas, laboratórios de informáticas, ciências e pesquisas em geral etc),  que  poderia contribuir muito para um progresso educacional maior, o município tem através de pessoas dadas a educação, que estão neste processo envolvidas na educação durante toda essa década, superado bem essas dificuldades e conseguido superar esses problemas com a competência pedagógica que tem elevado o município para hoje se encontra entre um dos melhores municípios em educação no estado do ceará e no Brasil. Ainda existe números baixos no Sistema de Avaliação da Educação Básica- SAEB  e no Sistema Permanente de Avaliação do estado do Ceará- SPAECE, devido as carências que vem se arrastando ao longo dos anos, mas que aos poucos tem se convertido em melhores resultados.

4.4 O ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE TARRAFAS-CE

O ensino médio neste município vem numa história muito interessante, pois os alunos egressos do ensino fundamental não tinha como se deslocarem dos seus povoados para estudarem em outros municípios vizinhos, muitos terminavam o ensino fundamental e paravam os estudos por não terem condições de irem até outras cidades para continuarem os estudos.
            Por muitos anos em Tarrafas o ensino médio sofreu grandes dificuldades, o município quem assumia toda a responsabilidade, quando esta é dever do estado, mas como o estado se esquivava da responsabilidade o município fazia o que estava ao seu alcance para que os jovens pudessem continuar os estudos. De 1991 à 2001 O município não recebia nenhum tipo de ajuda para esta modalidade de ensino, mas que oferecia para que os alunos não parassem os estudos como antes acontecia. Somente a partir de 2002 foi que o estado começou a contribuir e o município passou a ser beneficiado com a ajuda do estado, que pagava alguns professores temporários para o ensino médio. O município tinha um grande esforço porque a educação não se faz só com pagamento de professores, tinha todo o gasto com o transporte escolar, material didático e pedagógico, além de pagar outros professores para suprir as carências e manter melhor o ensino médio.
Em Tarrafas as taxas de aprovação, reprovação e abandono no ensino médio em 2002 foram, respectivamente 83,12%, 14,2% e 2,61%, já em 2003 o índice de reprovação 73,41%, reprovação 14,41% e abandono 12,18%, a distorção idade/ série no Ensino médio é de 70%, apresentando uma taxa de escolarização líquida de 20% e uma taxa de escolarização bruta de 48,8%. ( Plano Municipal da Educação, pg.22-23)
No decorrer desta década o ensino médio se desenvolveu, o numero de matriculas tem aumentado e os resultamos ainda não tem sido tão desejosos como almejamos. Mas o estado tem cumprido com sua responsabilidade, construiu sua própria escola de ensino médio, e é responsável legal por todo o cunho financeiro, de gestão e pedagógicos. Vale ressaltar que a parceria do Município para o bom funcionamento e desenvolvimento do ensino médio tem sido fundamental, pois o município dar cessão de alguns funcionários além de ajudar em todas as demais necessidades que apareçam e seja solicitado.





















  1. METODOLOGIA

A pesquisa descrita e argumentada neste projeto, está dividida em três partes: observação (toda a pesquisa que realizamos foram feita nas analises obsevatórias da história da educação básica na última década em Tarrafas); das, conversação (conversas com ex-alunos,alunos,  professores e ex-gestores da educação sobre como estes vêm a educação deste município e quais sugestões dariam para o aperfeiçoamento e desenvolvimento deste projeto) e desenvolvimento fundamentado (levantamento de dados concretos, analise dos resultados nos últimos, organização do texto, leitura de gráficos buscando autores que tenham o conhecimento de educação e pesquisas para bem fundamentarmos este projeto.
 Procuramos sanar os problemas levantados, sendo possível fazer subdividir os capítulos em estudo, porém essa subdivisão não poderá, de nenhuma forma fugir o tempo cronológico, ano a ano, e seguir uma sincronia dessas partes para mostrar o objetivo maior que é o desenvolvimento da educação de Tarrafas nos últimos 10 anos.
Em um primeiro momento será dedicado ao levantamento dos dados, gráficos, informações, resultados educacionais do município no decorrer da década, e, através de um estudo de cunho individual dos dados coletados, partir para a pesquisa de campo com alunos, professores, pessoas de importância para a educação de Tarrafas, que prestaram sérvios e que contribuíram para que este processo educacional acontecesse. Progressivamente em um segundo momento, problematizaremos a situação de como aconteceu o processo de desenvolvimento da educação básica como fazer para que a aprendizagem aconteça constantemente nas escolas públicas municipais.
 Por fim, espera-se que a harmonia dos argumentos teóricos explanados nos dois momentos, traga uma reflexão ampla e alcance os objetivos esperados, e ao mesmo tempo, sirva como instrumento de complemento de pesquisa para novos trabalhos, de documento para o município e que futuramente sejam desenvolvidos novos projetos partindo das analises que estarão contidas neste documento.
            Almeja-se que a problemática de compreender todo o percurso da história da educação de Tarrafas, suas deficiências e suas conquistas sirva como instrumento para motivar novos gestores e governo municipal a continuarem essa construção pela educação, tornando os cidadãos tarrafenses cada dia mais livres e conhecedores. Deseja-se também, que este projeto seja apresentado de forma clara, objetiva e dinâmica para que a todos os leitores que se propuserem a ler e possam de fato compreender e dar suas opiniões sobre o que discorremos  nesta reflexão.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 



Cronograma



Levantamento bibliográfico, leitura e análise dos dados
Redação inicial e finalização dos créditos
Qualificação
Desenvolvimento da dissertação e dissertação final.
 Defesa
 Fev. Mar,.





Abr. Mai. Jun










Out. Nov. Dez.





Jan. Fev. Mar,.






Abr. Mai. Jun





Jul. Agos. Set..





Out. Nov. Dez





Janeiro







2010. 1a - Escolha do tema, pesquisas iniciais de livros, levantamento de dados em geral, leitura e análises dos dados levantados.
2010.1b - Continuidade de levantamento dedados específicos- analise de sistemas educacionais, gráficos.
2010.2a – Leituras de livros sobre educação, justiça, democracia, sociedade, prosseguimento de leituras cognitivas, textos complementares etc.
2010.2 b -. Redação inicial e finalização da parte teórica do projeto e sua entrega.
2011.1a - Qualificação do projeto, finalização do material, prescrição dos capítulos a serem desenvolvidos para a conclusão do trabalho final.
2011.1b -  Redação inicial de desenvolvimento da dissertação.
2011.2a – Continuidade de escrita da dissertação.
2011.2b – Desenvolvimento e análise da dissertação final.
2012.1a - Defesa da dissertação.



















  1. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

PADILHA, Paulo Roberto. Currículo Internacional: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez: Intituto Paulo freire, 2004. – (Biblioteca freriana; v. 9)
TOREES, Carlos Albeto. Educação e Democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo/ Carlos Alberto Torres, Maria del Pillar O’Cardiz, Pia Lindquist Wong. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002. – (coleção biblioteca freriana; v. 4)

FUHR. Vivian. Revista Educação Municipal: seminário nacional. Brasília: Distrito Federal, dezembro, 2005, capítulo I.


ALCEU, Luiz. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, São Paulo, Perspec. [online]. 2007. [citado 2009-12], pg. 1-2. disponível em: http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/lojavirtual.php?tit=4
BENEVIDES, Mauro: Constituição da república Federal do Brasil: capitulo III, da educação, da cultura e do desporto, seção I da Educação. Art. 208, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

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