TARRAFAS- CE

TARRAFAS- CE
Nosso coração está onde estão nossos amores! Família Amor da minha vida.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FICHAMENTO: AVALIAÇÃO ESCOLAR, ESTRELA, Maria Araújo Fernandes.

 FICHAMENTO

ESTRELA, Maria Araújo Fernandes. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Um processo de Qualidade na Perspectiva da construção da Cidadania. Ed. Fortaleza- Ce: Expressão gráfica, abril, 1996.p. 9-39.



                                                  ANTONIA OSCARINA ALCANTARA





AVALIAÇÃO ESCOLAR:
Um processo de Qualidade na Perspectiva da construção da Cidadania


            DESENVOLVIMENTO:
1ª PARTE

A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade? (p.9).

“Qualidade para poucos não é qualidade,é privilégio”.
PABLO GENTILI (p.9).


A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade?
*Confronto entre os enfoques de qualidade no campo educacional.
*Vários problemas podem advir dessa proposta:
*QUALIDADE E CIDADANIA
2ª PARTE
A avaliação Escolar e o processo de construção da Cidadania. Que cidadania?
*COSNTRUÇÃO HISTÓRICA DO SENTIDO DE CIDADANIA
* REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
*INDÍCIOS DE ESPERANÇA
*O EU É SER CIDADà (O)? QUEM É CIDADà (O)?A CONSCIENCIA DE SER CIDADà (O).
* PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CIDADANIA
*O PAPEL OU IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
3ª PARTE
A avaliação Escolar e o saber e prática docente ao longo da história da educação do Brasil.
a) O saber tradicional
b) O saber cientifico
c) O saber instrumental
d) Saber critico, comunicativo e trabalho interativo
e) Saber tecnológico
4ª PARTE
A avaliação Escolar = a “ Lógica do absurdo” “A Lógica do Homem”
5ª PARTE
O que é mesmo avaliar na perspectiva d construção da cidadania? Alguns encaminhamentos.
* REFLEXÕES CONCLUSSIVAS.
































FICHAMENTO (LIVRO)

Aluna ANTONIA OSCARINA ALCANATARA 
Turma MESTRADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

Tema: AVALIAÇÃO ESCOLAR
Autora:
MARIA ESTRELA ARAÚJO FERNANDES
Organizador (es):
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ
Coordenador (es):
COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Editor (es):
EXPRESSÃO GRÁFICA
Tradutor:
---------
Título e subtítulo da obra:
AVALIAÇÃO ESCOLAR: Um Processo de qualidade na Perspectiva da Construção da Cidadania
1ª PARTE
A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade?
*Confronto entre os enfoques de qualidade no campo educacional.
*Vários problemas podem advir dessa proposta:
*QUALIDADE E CIDADANIA
2ª PARTE
A avaliação Escolar e o processo de construção da Cidadania. Que cidadania?
*COSNTRUÇÃO HISTÓRICA DO SENTIDO DE CIDADANIA
* REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
*INDÍCIOS DE ESPERANÇA
*O EU É SER CIDADà (O)? QUEM É CIDADà (O)?A CONSCIENCIA DE SER CIDADà (O).
* PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CIDADANIA
*O PAPEL OU IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
3ª PARTE
A avaliação Escolar e o saber e prática docente ao longo da história da educação do Brasil.
a) O saber tradicional
b) O saber cientifico
c) O saber instrumental
d) Saber critico, comunicativo e trabalho interativo
e) Saber tecnológico
4ª PARTE
A avaliação Escolar = a “ Lógica do absurdo” “A Lógica do Homem”
5ª PARTE
O que é mesmo avaliar na perspectiva d construção da cidadania? Alguns encaminhamentos.
* REFLEXÕES CONCLUSSIVAS.


Autor (es) do capítulo:
MARIA ESTRELA ARAUJO FERNANDES
Edição:
ÚNICA
Local de publicação:
FORTALEZA
Editora:
EXPRESSÃO GRÁFICA
Data da publicação:
1996
Coleção:
---------------------------------
Páginas:
5 - 47