ESTRELA, Maria Araújo Fernandes. AVALIAÇÃO ESCOLAR: Um processo de Qualidade na Perspectiva da construção da Cidadania. Ed. Fortaleza- Ce: Expressão gráfica, abril, 1996.p. 9-39.
ANTONIA OSCARINA ALCANTARA
AVALIAÇÃO ESCOLAR:
Um processo de Qualidade na Perspectiva da construção da Cidadania
DESENVOLVIMENTO:
1ª PARTE
A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade? (p.9).
“Qualidade para poucos não é qualidade,é privilégio”.
PABLO GENTILI (p.9).
A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade?
*Confronto entre os enfoques de qualidade no campo educacional.
*Vários problemas podem advir dessa proposta:
*QUALIDADE E CIDADANIA
2ª PARTE
A avaliação Escolar e o processo de construção da Cidadania. Que cidadania?
*COSNTRUÇÃO HISTÓRICA DO SENTIDO DE CIDADANIA
* REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
*INDÍCIOS DE ESPERANÇA
*O EU É SER CIDADÃ (O)? QUEM É CIDADÃ (O)?A CONSCIENCIA DE SER CIDADÃ (O).
* PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CIDADANIA
*O PAPEL OU IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
3ª PARTE
A avaliação Escolar e o saber e prática docente ao longo da história da educação do Brasil.
a) O saber tradicional
b) O saber cientifico
c) O saber instrumental
d) Saber critico, comunicativo e trabalho interativo
e) Saber tecnológico
4ª PARTE
A avaliação Escolar = a “ Lógica do absurdo” “A Lógica do Homem”
5ª PARTE
O que é mesmo avaliar na perspectiva d construção da cidadania? Alguns encaminhamentos.
* REFLEXÕES CONCLUSSIVAS.
FICHAMENTO (LIVRO)
Aluna ANTONIA OSCARINA ALCANATARA
Turma MESTRADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
Tema: AVALIAÇÃO ESCOLAR
Autora: | MARIA ESTRELA ARAÚJO FERNANDES |
Organizador (es): | SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ |
Coordenador (es): | COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
Editor (es): | EXPRESSÃO GRÁFICA |
Tradutor: | --------- |
Título e subtítulo da obra: | AVALIAÇÃO ESCOLAR: Um Processo de qualidade na Perspectiva da Construção da Cidadania |
1ª PARTE A avaliação escolar e o processo de construção de uma educação de qualidade. Que qualidade? *Confronto entre os enfoques de qualidade no campo educacional. *Vários problemas podem advir dessa proposta: *QUALIDADE E CIDADANIA 2ª PARTE A avaliação Escolar e o processo de construção da Cidadania. Que cidadania? *COSNTRUÇÃO HISTÓRICA DO SENTIDO DE CIDADANIA * REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA *INDÍCIOS DE ESPERANÇA *O EU É SER CIDADÃ (O)? QUEM É CIDADÃ (O)?A CONSCIENCIA DE SER CIDADÃ (O). * PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CIDADANIA *O PAPEL OU IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA 3ª PARTE A avaliação Escolar e o saber e prática docente ao longo da história da educação do Brasil. a) O saber tradicional b) O saber cientifico c) O saber instrumental d) Saber critico, comunicativo e trabalho interativo e) Saber tecnológico 4ª PARTE A avaliação Escolar = a “ Lógica do absurdo” “A Lógica do Homem” 5ª PARTE O que é mesmo avaliar na perspectiva d construção da cidadania? Alguns encaminhamentos. * REFLEXÕES CONCLUSSIVAS. | |
Autor (es) do capítulo: | MARIA ESTRELA ARAUJO FERNANDES |
Edição: | ÚNICA |
Local de publicação: | FORTALEZA |
Editora: | EXPRESSÃO GRÁFICA |
Data da publicação: | 1996 |
Coleção: | --------------------------------- |
Páginas: | 5 - 47 |