TARRAFAS- CE

TARRAFAS- CE
Nosso coração está onde estão nossos amores! Família Amor da minha vida.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DISERTAÇÃO SOBRE : TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO









PROFº.MS. FRANCISCO JEFFERSON BARBOSA DE MATOS

ALUNA- ANTONIA OSCARINA ALCANTARA



















JUAZEIRO DO NORTE - CE
-2009-


Nos últimos cinco anos as evoluções das tecnologias contribuíram para grandes mudanças na sociedade brasileira e mundial, os avanços neste campo, são tantos, que tem tornado necessidade para geração atual, e deixado à população sob influencia e dependência tecnológica.
São inúmeras essas mudanças, de fato que não dar para relacioná-las. Porém, temos que estudar meios para que a tecnologia na educação seja bem aplicada em sala de aula, porque, "O aluno não é o mesmo de 30 anos atrás, ele tem acesso a diferentes recursos tecnológicos em casa e um mundo de informações pela internet, e isso não pode ser ignorado". Os alunos assim, como parte integrante da sociedade tem um mundo de informações mais próximo que nunca. Rádio, televisão, internet, chip, celulares, pendraws, data show, lousas digitais, mp3...10..., gravador, câmaras digitais, dvds, calculadoras, webs, microondas, geladeiras, sistemas de segurança, entre outros.
 A realidade mais visível nesses últimos cinco anos é que assistimos um processo de mudança no quadro de promoção e execução de atividades da tecnologia, da ciência, da pesquisa em um avanço considerável. Isso aconteceu devido a grande importância de investimento na produção cientifica, nos rumos da política publica, aumento de participação no setor privado na tecnologia e em inovações para investimento de lucro, ampliação da percepção pública na importância de melhorar a qualidade de vida no cotidiano das pessoas e em fim de facilitar a comunicação entre a sociedade.
 É diante desse mundo tão inovador e por haver transformações a cada dia, que a sociedade fica desejosos para acompanhar essas evoluções, e acaba se frustrando muitas vezes diante dos inúmeros obstáculos. Os meios tecnológicos informativos são complexos e muitas pessoas ficam perplexas diante das inovações tecnológicas sem saberem manusearem as maquinas e as informações. De um lado, uns loucos para acompanhar as mudanças, por questão de estato, ego, ambição e necessidade, por outro pessoas frustradas por não terem condições financeiras de possuírem esses bens e acabam ficando as margens de acesso a essas inovações.
Acreditamos que a camada menos favorecida, que também é parte da sociedade, sempre vão ficar as margens das informações tecnológicas de custeio mais caro, e também acreditamos que a sociedade não conseguirá acompanhar os avanços tecnológicos em sua totalidade, pois quando compramos e dominamos uma maquina, já está surgindo um novo conhecimento de uns cientistas, de estudiosos a avançarem essa maquina para uma evolução mais potente, daí o nosso que adquirimos já é ultrapassado, velho. “A visão que se criou na sociedade é que o velho não presta, bom mesmo é o novo, é mais moderno”.
                A internet em minha vida pessoal é hoje o meio tecnológico de maior importância em minha vida, e que a cinco anos traz  nem sonhava que ela podesse ser possível na minha vida como instrumento base de meu trabalho. Primeiro porque internet era coisa de televisão e somente as pessoas de grandes estatos financeiros poderiam possuir, segundo era uma maquina que eu não saberia manusear. Lembro-me quando fiz meu primeiro curso de computação, nossa !!!! Um computador era tão lindo, uma maquina tão estranha, queria mesmo era assistir nele a novela da tarde. Meus dedos duros, nervosa, nem si quer sabia pegar no mouse, para mim era tudo estranho. Mas já era necessário porque tinha proposta de emprego, contudo só poderia assumir quando tivesse com o tão sonhado certificado em mãos. A parti daí o computador se tornou uma ferramenta necessária na minha vida.



Antonia Oscarina Alcantara
Juazeiro do Norte