TARRAFAS- CE

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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TEORIA PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O SÉCULO XXI


FACULDADE KURIOS- FAK
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
























PROFª. DOUTORANDA: MARIA ENGRACIA LOIOLA

MESTRANDA: ANTONIA OSCARINA ALCANTARA
     













JUAZEIRO DO NORTE - CE
-2009-

DISCERTAÇÃO SOBRE OS PILARES: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E APRENDER A SER.


            Teremos em palco de estudo neste momento os pilares da educação, que servem de guias para todo profissional da área que tenha zelo por sua docência. Para que realmente alcancemos o ensino de excelência tão desejoso, se faz necessário partirmos para uma organização planejada dos princípios básicos para o sucesso educacional; princípios estes que não podem ser vistos isoladamente, pois são interdependentes e interligados, é como o organismo humano que para um sistema ter bom funcionamento vai depender do funcionamento dos outros sistemas; eles se completam é como “se tornassem um”.
            O aprender a conhecer que é princípio “abre alas”, se fundamenta na teoria dos múltiplos conhecimentos e na sua evolução, que de certo modo torna-se difícil o domínio do todo; porém é possível trilharmos pelas veredas dos instrumentos que nos levam ao conhecimento. Nós temos que aprender a conhecer as diversas formas e caminhos que nos levam ao conhecimento. Como afirma o verso na música dos Titãs: “é caminhando que se faz o caminho”, ou seja, é conhecendo que se aprende.
            Adentrando no campo do Aprender a Fazer, nos conscientizamos que este pilar orienta em torno da prática realmente dita, dos métodos que o profissional deve se equipar para viver o FAZER. Este princípio busca, sobretudo, o concretizar, o executar do que foi conhecido e detectado como necessário.
            A análise em torno do Aprender a Viver Juntos (o aprender a conviver), é o desafio maior dos pilares em foco, pois, todo ser por ser dotado de particularidades e por serem etnocêntricos, querem a todo custo defender suas “verdades”, sem se quer ouvir ou conhecer a “verdade” do outro, causando assim conflitos internos e externos. Como afirma Delors: “A tarefa é árdua, diz o relatório, porque os seres humanos têm tendência para sobrevalorizar as suas qualidades e as do grupo a que pertencem e a alimentar preconceitos desfavoráveis em relação aos outros.” Os profissionais da educação passam a construírem muros (mesmo que inconscientemente) que os separam da realidade dos companheiros profissionais e do alunado, aprender a conviver é aprender a respeitar, é saber administrar conflitos. Em síntese, aprender a conviver “é aprender a descobrir progressivamente o outro”. E é através da descoberta e compreensão do outro que se constroe uma educação solidária.
            O Ser é: a realização plena do ser humano. Portanto, cabe a cada indivíduo a busca pelo o Aprender a Ser, que é o que o prepara para a autonomia intelectual, é o que faz do homem um ser com visão crítica e justa. É ao chegar ao Pilar Ser que alcançamos à maturação dos conhecimentos outrora adquiridos e tornamo-nos capazes de agir e interagir descobrindo as ricas potencialidades que ficam ocultas na interiorização do indivíduo.











































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